IMPORTANTE: PARA PERÍODOS IDEAIS DE TRATAMENTOS EM DOENÇAS OU PRAGAS QUE OCORRAM NA AGRICULTURA, OS AGRICULTORES DEVEM SEMPRE RECORRER À ESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO DÃO, TELEFONE 232 421 921 (OU OUTRA); AGRITÁBUA, TELEFONE 235 412 225; OU DEMAIS ENTIDADES ACREDITADAS NO TEMA, NÃO TOMANDO DECISÕES PRECIPITADAS.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

FEIJÃO - COMO GUARDAR POR UM ANO



Com a devida vénia da coperaguas
ver IN
4 dikas para guardar feijão






"4 dicas práticas para você armazenar feijão corretamente

Estocar alimentos é uma prática que já acompanha a sociedade há muito tempo. Em certas épocas, ela até foi deixada de lado, mas, atualmente, com a alta da inflação, as compras do mês voltaram a se tornar hábito entre os consumidores.
Entre os itens que costumam entrar para essa lista, um ganha destaque especial: o feijão. Não é difícil encontrar quem tenha certa quantidade desse grão armazenado em casa. Isso porque, além de saboroso e nutritivo, também é um alimento bastante prático.
Até aí, tudo bem; o problema costuma ser o armazenamento desse alimento. Afinal, muitas doenças podem ser ocasionadas em função da má conservação de produtos alimentícios.
Por isso, é preciso ficar atento e seguir algumas dicas de armazenagem a fim de garantir a qualidade do grão e um preparo saboroso. Quer conhecer quais são? Continue a leitura!

Geladeira

A geladeira pode ser utilizada para armazenar feijão, sem risco de que o alimento estrague ou mofe, por exemplo. Para isso, coloque os grãos em um saco plástico bem fechado e guarde na gaveta localizada na parte inferior da geladeira.

Garrafa pet

Garrafas pet

As garrafas pet são ideais para armazenar grandes quantidades de feijão por um período mais longo de tempo. O processo é trabalhoso, mas depois de fazê-lo, não será preciso se preocupar.
Comece lavando as garrafas com água e sabão e coloque-as para secar no sol. Depois que estiverem bem secas, despeje um pouco de álcool em uma delas e passe de uma garrafa para outra. Quando o álcool evaporar totalmente, você já pode iniciar o processo de armazenagem.
Inicie colocando dois dentes de alho inteiros e com casca no fundo da garrafa. Em seguida, coloque metade do alimento na garrafa e mais dois dentes de alho com casca. Encha até próximo à borda e coloque os dois últimos dentes. Por fim, bata o fundo da garrafa para que o alimento se acomode e preencha o espaço com o restante do feijão.
Feche bem e coloque uma etiqueta com a data de armazenamento. A validade é de dois anos.

Pote de vidro

Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Congelador

Essa dica é válida para quem quer gosta de congelar o feijão já cozido para comer durante a semana. Para isso, não tempere os grãos. Cozinhe-os por 35 minutos na panela de pressão e tire do fogo. Espere esfriar e guarde em potes de 200 gramas – porção suficiente para uma pessoa.
Para consumir, a melhor forma é transferi-lo do congelador para a geladeira, mas se quiser consumir logo, utilize o micro-ondas para descongelar. Tempere a quantidade de feijão descongelada e pronto, o alimento já pode ser consumido!

Sem comentários:

Enviar um comentário

SEMENTES POUCO CONHECIDAS A TER EM CONTA:



Espargos (Mary Washington e Temprano Argenteuil); Rúcula (Selvatica e Cultivada); Pastínaga; Valeriana; [Chou-rave (couve-rabano), violeta e branco]; [Rutabaga (nabo sueco)]; Alcachofra;