IMPORTANTE: PARA PERÍODOS IDEAIS DE TRATAMENTOS EM DOENÇAS OU PRAGAS QUE OCORRAM NA AGRICULTURA, OS AGRICULTORES DEVEM SEMPRE RECORRER À ESTAÇÃO DE SERVIÇOS DO DÃO, TELEFONE 232 421 921 (OU OUTRA); AGRITÁBUA, TELEFONE 235 412 225; OU DEMAIS ENTIDADES ACREDITADAS NO TEMA, NÃO TOMANDO DECISÕES PRECIPITADAS.

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ESTERILIZAR A TERRA PARA SEMENTEIRAS



Com a devida vénia do Boletim Agrário
Ver IN
ESTERILIZAR A TERRA PARA SEMENTEIRAS PEQUENAS




TEXTO:


"Esterilizar terra para sementeiras









Esterilizar a terra para as sementeiras previne complicações que poderão por em causa todo o processo de crescimento da planta. Ao esterilizar a terra estamos a matar insectos nocivos e sementes de ervas daninhas mantendo todas as bactérias boas e necessárias para o desenvolvimento da raiz da planta.

Existem vários métodos industriais que por norma envolvem produtos caros e agressivos para o ambiente ou maquinaria específica. No entanto a forma mais simples de esterilizar terra para plantar sementes é também a mais eficaz. Basta usar a energia do sol e um plástico transparente.

Esterilizar terra para semear
O plástico transparente é normalmente vendido em rolo ou ao metro, pode ser encontrado em qualquer drogaria perto de casa ou nas mercearias da aldeia.

Escave a terra onde irá fazer a sementeira retirando todas as pedras e ervas. Cave uma vala pequena em volta da area de esterilização para enterrar as bordas do plástico.

Regue a terra e coloque o plástico por cima e enterre as bordas. Deixe estar ao sol durante 5 - 6 dias no tempo quente e 10 - 15 dias no tempo mais frio. O calor do sol irá aquecer a terra eliminando todos os insectos e nematodas bem como todas as sementes de ervas daninhas. Este processo normalmente aquece a terra até 40-50 ºC o que permite que as bactérias benéficas para a raiz sobrevivam.

Retire o plástico com cuidado para futuras utilizações. Caso a terra esteja muito compacta, misture areia ou musgo para facilitar o crescimento das raízes e permitir que a planta brote da terra.

Pode também usar esta terra para iniciar sementeiras dentro de casa."





Sem comentários:

Enviar um comentário

SEMENTES POUCO CONHECIDAS A TER EM CONTA:



Espargos (Mary Washington e Temprano Argenteuil); Rúcula (Selvatica e Cultivada); Pastínaga; Valeriana; [Chou-rave (couve-rabano), violeta e branco]; [Rutabaga (nabo sueco)]; Alcachofra;